Criar senhas Fortes ..

A partir do momento em que você se conectar à internet, está correndo o risco de sofrer cibernéticos. Dizer isso é chover no molhado, mas não custa reforçar: qualquer tentativa de invasão pode fragilizar todas as informações pessoais ou corporativas do dispositivo vulnerável.

Uma das formas mais eficazes de evitar esse cenário é criar boas senhas. E, curiosamente, muita gente acha que os hackers são tão ocupados e inteligentes que não vão se preocupar com a complexidade das senhas, já que conseguirão quebrá-las do mesmo jeito.

Isso está muito longe de ser verdade – principalmente nas plataformas e dispositivos de uso pessoal. Utilizar senhas de acesso ou criptografia podem dar a falsa sensação de segurança quando são elevados a partir de base previsíveis.

Assim, se a senha do banco for a sua data de aniversário, esqueça uma proteção potencial do seu aplicativo. Colocar “123456” como a chave de acesso ao seu e-mail também não vai colar. Parece ridículo dizer isso? Nem tanto:  cerca de 23 milhões de contas exatamente essa sequência numérica como senha .

É hora de subir o sarrafo e dificultar a vida dos invasores, indo além de uma senha não-óbvia.

Como?

Através da definição de senhas inquebráveis.

O segredo das senhas inquebráveis

Para muitas pessoas, uma senha forte é longa, com tantos números, letras e caracteres especiais que faz parecer um acidente no teclado transmitido por algum cachorro ou criança. De fato, esse é o espírito da coisa – mas é preciso ter cuidado para que você não se prejudique com a senha “doida”.

Quanto mais elaborada, mais difícil é descobrir a tal da senha – tanto pelo invasor quanto para seu próprio criador. Afinal, se ela é difícil de memorizar, dada sua complexidade, é bem comum que o dono do acesso se esqueça de algum detalhe ao longo do percurso, e fique incapaz de acessar os dados próprios.

Para não incorrer nesse erro, utilize técnicas de memorização. Poderíamos até sugerir que você como anote em algum lugar, mas nenhum deles será tão seguro quanto seu próprio cérebro.

Nossa principal dica é reescrever palavras comuns de forma diferente. Por exemplo: imagine que sua senha atual seja a palavra borboleta, que é simples, tem o limite mínimo de quatro caracteres e, a princípio, não é tão óbvia a data de aniversário.

Mas, ainda, é uma palavra que pode ser testada em vários recursos de invasão.

Para fortalecê-la, que tal substituir como vogais por números? Assim, a senha passaria a ser b0rb0let4 – o que já dificuldade a vida de quem quer roubar seus dados. Colocar um caractere especial no início ou fim da palavra, como _b0rb0let4 ou b0rb0let4 #, é mais um macete para tornar senhas inquebráveis.

Outra forma de bacana de fortalecer uma rede de proteção é utilizar uma frase de acesso, também chamada de “passphrase” ou frase-senha. Trata-se de uma combinação de palavras que formam senhas longas. Exemplo: gosto de chocolate pode virar a passphares Eug0st0dech0c0l @ te. Que tal?

Veja outras recomendações para acertar em cheio na escolha das suas próximas senhas – ou atualizar, agora mesmo, conforme que já existem:

Crie senhas fáceis de lembrar – mas só para você

É muito importante que, ao criar senhas inquebráveis, você estabeleça um método de fácil memorização, mas só para você. Veja um exemplo: suponha que você utiliza uma aleatória de seis números para sua senha de banco:

124938

Para não esquecer, crie uma “palavra” relacionando letras e números. Nesse caso, as dez primeiras letras do alfabeto para sequência 1234567890 são ABCDEFGHIJ. Correlacionando, a senha 124938 cria a “palavra” ABDICH. Ao ocorrer de anotar a senha em algum lugar, anote essa palavra, solta, sem nenhuma explicação – para que só você saiba do que ela se trata.

Lembre-se: uma senha fácil de memorizar não é sinônimo de fraqueza, desde que só você entenda o processo de memorização.

Tenha uma senha para cada conta

Outro ponto importante é usar uma senha para cada conta. A partir do momento em que você possui uma senha só para todas as contas, quem descobrir o segredo terá acesso a todos os dispositivos e plataformas que você utiliza.

Conte com a ajuda da autenticação multifator

A  Autenticação Multifator  funciona como ação de segurança adicional. Através desse sistema, além da senha é solicitada uma chave de acesso, código ou resposta à pergunta-chave, para a legitimação de identidade do dono da conta.

O fator adicional pode ser enviado por SMS, para o celular, cadastrado, ou gerada no aplicativo que está sendo usado.

As senhas são essenciais para manter a segurança das informações – e não natural-las a sério pode te dar muita dor de cabeça. Por isso, se você quiser melhorar a segurança das suas, ou as da empresa, conte com a MULT. Nossa consultoria está à disposição para te auxiliar na empreitada.

Entre em contato  e conheça nossos serviços de segurança em TI.