O que é VPN e porque usar

Home office, conexão segura, disponibilidade de arquivos, conectividade a servidores e redes corporativas, rastreabilidade e privacidade. Muito se fala em como a VPN pode solucionar e criar ambientes seguros em uma rede desprotegida e, apesar de parecer complicado, preparamos um pequeno guia sobre o que é de fato a VPN, para que utilizá-la e como você pode configurá-la junto a seu ambiente corporativo. Nesse artigo vamos ver:

  • 1. O que é VPN
  • 2. Como a VPN funciona
  • 3. Quais suas vantagens
  • 4. Home Office e VPN
  • 5. Quais opções disponíveis?

 

O que é VPN?

Quando acessamos um site ou serviço, nós somos inicialmente conectados ao provedor de serviço de internet (ISP). Lá, o ISP redireciona você para qualquer destino (site/serviço), que deseja visitar. Todo seu tráfego passa pelo IPS, ou seja, ele pode reter históricos e dados de acesso, podendo até compartilhar essas informações com anunciantes, governos ou terceiros.

A VPN (Virtual Private Network / Rede Privada Virtual) trata-se de uma rede privada construída sob uma infraestrutura de rede pública especialmente configurado, recebendo um número de IP aleatório que difere do atual, além de aplicar criptografia à conexão, proporcionando uma navegação sigilosa e segura.

Como a VPN funciona

A partir da configuração entre dois hosts, a conexão pode ser realizada, com isso, os dados são enviados entre hosts por um tipo de conexão chamado de tunelamento, onde os dados são enviados sem que outros usuários tenham acesso, apenas seu remetente e destinatário, aumentado a confidenciabilidade das informações enviadas.

Quais suas vantagens

Existem vantagens para vários perfis de acesso a internet. Veja algumas das principais:

  • A segurança aumenta e as chances de algum hacker obter suas informações diminui;
  • Possibilidade de acesso a sites, aplicativos e serviços disponíveis em outro país devido a máscara do IP real do seu dispositivo e aplicação de um IP aleatório correspondente da região de acesso;
  • A rastreabilidade é praticamente anulada, bloqueando o envio de publicidade e informações com base nos seu histórico de navegação;
  • Pesquisas feitas em buscadores como Google ou Bing estarão protegidas;
  • Conexões remotas são realizadas com facilidade, prezando pela segurança das informações e dispositivos conectados;

 

Home Office e VPN

Com os acontecimentos de março de 2020, muito tem se falado de Home Office, um modelo de trabalho adotado por muitas empresas não somente devido à pandemia, mas por prezar pelo bem estar do colaborador.

A VPN, nesse caso, visa integrar o colaborador que está fora da rede corporativa ao ambiente da empresa, tendo ele conexão aos dados e arquivos da empresa, sem maiores empecilhos. Como se estivesse navegando dentro da rede, ele possui todas as regras de acesso de conteúdo, bem como ao File server (servidor de arquivos) da organização.

É um método eficaz também para monitoramento da produtividade, pois muitas soluções trabalham com base na rede corporativa, como controle de acessos, bloqueios e visibilidade para os supervisores de cada departamento e da organização como um todo.

Quais são as opções disponíveis?

Existem opções gratuitas disponíveis e, embora não cobrem nada, podem possuir muitas limitações e algumas podem até coletar dados de navegação do usuário, deturpando alguns dos princípios da VPN, como a navegação segura e sem rastreamento.

Há algumas opções opensource, como a inclusa no PFSense, possibilitando a liberação de acesso no Firewall, sem maiores complicações, de forma segura e sem a utilização de Servidores de Terceiros, permitindo o acesso dos dispositivos dos colaboradores à rede corporativa com Segurança. Se quiser saber mais sobre, entre em contato com a equipe da MULT Tecnologia que aplicaremos um cenário com base nos dispositivos que estão presentes no seu ambiente 😀

Conte com o auxílio da MULT para implementar o trabalho em home office ou acesso a Matriz e Filial  de sua Empresa. Somos especializados em segurança de dados para esse e muitos outros projetos!

MULT Tecnologia
www.mult-tecnologia.com